peperonity.net
Welcome, guest. You are not logged in.
Log in or join for free!
 
Stay logged in
Forgot login details?

Login
Stay logged in

For free!
Get started!

Mobile Blog


calypso
blog.stonehenge.peperonity.net

.::: A Lenda de Calypso :::.

06.12.2011 00:06 EST


Ninfa
Pais: Atlas e Pleione ou Helio e Perseida | Conjuges : Ulisses
Filhos: Latino ou Âuson - Neusítoo e Nausínoo (Ulisses)

Calipso é, pois uma ninfa, segundo uns, filha de Atlas e de Plêione; segundo outros, de Hélio e de Perseida, o que a faria irmã de Eetes e de Circe. Vivia na ilha de Ogígia que os mitógrafos localizam no Mediterrâneo ocidental, em frente a Gibraltar. A lindíssima ninfa acolheu o náufrago Ulisses e por ele se apaixonou. Habitava uma gruta profunda com amplos salões, que se abriam para jardins naturais, um bosque sagrado com grandes árvores e fontes que serpeavam por entre a relva. Em todas as dependências e em plena natureza, ninfas, que lhe faziam companhia e a ajudavam na arte de fiar e tecer, trabalhavam cantando. A Odisséia conta o quanto Calipso amava Ulisses. Reteve-o durante sete longos anos oferecendo-lhe em vão a imortalidade. O herói, desejoso de ver ao menos o fumo que se erguia de sua terra natal, não se deixou seduzir. Ítaca, sua pátria, Telêmaco, seu filho, Penélope, sua esposa, e Ulisses media na saudade a saudade de quanto lhes queria...



Dadas as súlicas de Atena em favor de seu protegido, Zeus enviou Hermes à ilha com ordens a Calipso para que libertasse Ulisses e o deixasse partir. Como derradeira homenagem, a ninfa lhe deu madeira para fabricar uma jangada, provisões para a viagem e indicou-lhe os astros que o guiariam.



Tradições posteriores dão a Ulisses e Calipso um filho chamado Latino, ou ainda Âuson, epônimo de Ausônia, nome antigo e poético da Itália. Outras atribuem-lhe não um, mas dois filhos: Nausítoo e Nausínoo, o que evidentemente, lembra naus, navio, barco.




This page:




Help/FAQ | Terms | Imprint
Home People Pictures Videos Sites Blogs Chat
Top
.