peperonity.net
Welcome, guest. You are not logged in.
Log in or join for free!
 
Stay logged in
Forgot login details?

Login
Stay logged in

For free!
Get started!

Text page


z q dr - Newest pictures
torcidacoxabranca.peperonity.net

HISTÓRIA CORITIBA.F.C

Julho de 1.909 chega em Curitiba Frederico Essenfelder trazendo uma bola de futebol,dias após sua chegada foi até o Clube Ginásio Teuto-Brasileiro Ttrnverein,onde demonstrou a seus companheiros os principais fundamentos do futebol.
Após esse dia,Essenfelder e seus amigos Rudolf Kastrup,Walter Dietrich,os
irmãos Hauer,Leopoldo Obladen,Joao Viana Seiler,entre outros começaram a treinar no campo do Quartel da Força Publica.
Algum tempo depois chegou o convite para que disputassem uma partida contra um time formado por ingleses e funcionários da American South Brazilian Engineering Co. Em Ponta Grossa,o Club de Foot Ball Tiro Pontagrossense.
No dia 12 de outubro de 1.909 Frederico Essefelder convocou uma reunião no antigo Theatro Hauer para tomarem algumas decisões para a excurção que fariam até Ponta Grossa.
Em 23 de outubro de 1.909 Frederico Essenfelder,Erotides Carlberg,Carlos Schlenker,Johann Matschke,Robert Jutsch,Walter Dietrich,Leopoldo Obladen,Theodoro Obladen,Alvim Hauer,Waldemar Hauer,Rudolph Kastrup,Alfred Labsch e Arthur Lwersen,e representantes do Club Turnverein Presidente Frederico Rummert e o secretário Francisco Seidel e os jornalistas Luis Schlenker e Aldo Silva,mais alguns acompanhantes que formaram a delegação que viajou até o interior do Estado.
Foram recebidos com muita festa pelos diretores pontagrossenses,e após discursos desfilaram até o Hotel e depois para o campo onde a partida foi realizada.
A partida durou 80 minutos e acabou 1 a 0 para os pontagrossenses.
No dia 30 de janeiro de 1.910 foi fundado o Coritybano Foot Ball Club mais por proposição do Presidente eleito João Viana Seiler foi registrado como data de fundação o dia 12 de outubro de 1.909 por ter sido a data da primeira reunião daquela equipe que formaram o único clube ainda em atividade daquela época em todo Estado do Paraná.
Após a fundação diretores começaram a procura de um campo capaz de acomodar os torcedores para que pudessem presenciar os treinos e as partidas.
O local escolhido foi o Jóquei Clube Paranaense situado no Guabirotuba onde hoje fica a Pontifícia Universidade Católica do Paraná,alem de ter as arquibancadas necessárias possuía uma área na parte interna das pistas do hipódromo que não era utilizada e que comportava tranquilamente as medidas oficiais para a prática do futebol.
Foram praticamente 6 meses até que tudo estivesse em perfeito estado,o novo estádio começaria a ser chamado de Prado do Guabirotuba e la o Coritiba mandaria as partidas até o ano de 1.917.
No dia 21 de abril de 1.910 foi aprovado o primeiro estatuto do clube redigido pelos diretores João Viana Seiler,Leopoldo Obladen,Frederico Essenfelder e Waldemar Hauer.
Nesse estatuto ficou definida a mudança de nome para CORITYBA FOOT BALL CLUB e tambem a cor do uniforme:boné verde e branco,camisa de flanela verde e branca,cinto estreito verde,calça curta branca,meias compridas sem compromisso de cor,sapatos amarelos apropriados para o campo.
A cor verde foi escolhida em homenagem à bandeira do Estado do Paraná.
Ja com o novo nome,uniforme definido e o campo do Jóquei Clube pronto,chegou a hora de retribuir aos pontagrossenses as recepções do ano anterior.
Escolheram a data de 12 de junho de 1.910 para a primeira partida de futebol na capital paranaense.
Após alguns dias se preparando em uma das salas do Theatro Hauer que tornou-se a Sede do CORITYBA FOOT BALL CLUB enfim chegou a data da tão esperada disputa.
Desde bem cedo jogadores e associados foram chegando à Sede Social.No fim da manhã pouco mais de 200 pessoas pegaram os bondes e partiram até a Estação Férrea para a recepção dos jogadores do interior,o time teria mudado o nome para Ponta Grossa F.C.
Após tradicionais discursos todos partiram para o Hotel Roehring onde foi oferecido almoço aos visitantes.Á tarde todos partiram para o Prado do Guabirotuba,onde um bom público ja os aguardava.
O resultado foi amplamente favorável aos coritibanos que venceram por 5 a 3.
Após esses jogos iniciais CORITYBA E Ponta Grossa continuaram se enfrentando,e apesar da formação de outros clubes na capital,como o Internacional F.C que surgiu dentro do CORITYBA,e tambem Paraná S.C que surgiu a partir do Ponta Grossa,os confrontos entre as equipes principais destes novos clubes eram raros,e só ocorriam torneios internos,o que acabou gerando ainda mais times e culminou com a criação da Liga Sportiva Paranaense em 1.915 que organizou o 1o Campeonato Paranaense que reuniu clubes de Curitiba e Paranaguá.
Em relação à grafia dos nomes,Curitiba para a cidade e Coritiba para o clube sempre houve muita curiosidade e dúvidas girando em torno desse fato.As grafias são distintas porque o nome da cidade na época era escrito de duas maneiras Curytiba em tupi-guarani e Corytiba em português.
Quando houve a mudança do nome de Coritybano para Corityba em 1.910 resolveu-se adotar o nome em português.
Após isso em 1.912 o nome da cidade foi oficializado como Curytiba,adotando o nome em tupi-guarani,três anos depois com a mudança do nome da cidade para Curitiba trocando y por i,o clube acompanhou a mudança e passou a se chamar definitivamente CORITIBA FOOT BALL CLUB.


This page:




Help/FAQ | Terms | Imprint
Home People Pictures Videos Sites Blogs Chat
Top
.